UNIP-
UNIVERSIDADE PAULISTA
AUGUSTO
CÉSAR GOMES
ADRIANO
OLIVEIRA DA SILVA
BRUNO
RIBEIRO
TEMA
: PLANO DE AULA
O tema é uma APS
(atividades práticas supervisionadas), baseado na matéria de
morfossintaxe que foi solicitado pela profª Adelaide, docente do
curso de graduação de Lic. de Letras
UNIP-
SÃO PAULO
2015
3 .
Apresentação
Ao leitor, convidamos a observar a
organização de um plano de aula, pois cada professor tem o seu
método em dar aula. Mesmo nos dias de hoje, que são corridos devido
não somente ao número de aulas a ser dada, mas dependendo de vários
fatores que podem afetar o rendimento da aula, como por exemplo: o
deslocamento do profissional, o material disponível pela escola, a
escolha do tema em que vai se desenvolver a aula e etc.
4 .
Sumário
Capítulo I. Introdução.............................................................................pag. 5
Capítulo II. Exércícios – orações subordinadas.........................................................................pag.6
Capítulo III. Gabarito..................................................................................pag.9
Capítulo IV. Conclusão..............................................................................pag.10
Bibliografia.............................................................................pag.11
5 .
Capítulo I.
Introdução
Plano
de aula
Objetivo :
. Ler os assunto das orações e
comentar como utilizá-la nos exercícios.
.Conteúdo:
. Leitura dos alunos
. Pratica com os exercícios
Ano :
8º ano
Tempo estimado :
2 aulas
Manual necessário :
. Caderno
. Apostila do ensino
Introdução :
1ª aula
. Realizar leitura da apostila
sobre o assunto tratado, discutir e mostrar as formas de se trabalhar
com as orações .
2ª aula
. Realização dos exercícios
propostos na sala com o tema tratado .
Avaliação :
.
Avaliar a qualidade e raciocínio dos alunos com os exercícios
e dinâmica
Capítulo
II.
Exercícios
- orações subordinadas
1-
“Os homens sempre se esquecem de
que somos todos mortais.”
A oração destacada é:
a) substantiva completiva nominalb) substantiva objetiva indireta
c) substantiva predicativa
d) substantiva objetiva direta
e) substantiva subjetiva
a) substantiva completiva nominalb) substantiva objetiva indireta
c) substantiva predicativa
d) substantiva objetiva direta
e) substantiva subjetiva
2- “Estou seguro de que
a sabedoria dos legisladores saberá encontrar
meios para realizar semelhante medida.” A oração em destaque é
substantiva:
a) objetiva indireta
b) completiva nominal
c) objetiva direta
d) subjetiva
e) apositiva
a) objetiva indireta
b) completiva nominal
c) objetiva direta
d) subjetiva
e) apositiva
3- Há oração subordinada substantiva
apositiva em:
a. Na rua perguntou-lhe em tom misterioso: onde poderemos falar à vontade?
b. Ninguém reparou em Olívia: todos andavam como pasmados.
c. As estrelas que vemos parecem grandes olhos curiosos.
d. Em verdade, eu tinha fama e era valsista emérito: não admira que ela me preferisse.
e. Sempre desejava a mesma coisa: que a sua presença fosse notada.
a. Na rua perguntou-lhe em tom misterioso: onde poderemos falar à vontade?
b. Ninguém reparou em Olívia: todos andavam como pasmados.
c. As estrelas que vemos parecem grandes olhos curiosos.
d. Em verdade, eu tinha fama e era valsista emérito: não admira que ela me preferisse.
e. Sempre desejava a mesma coisa: que a sua presença fosse notada.
4-Qual o período em que há oração
subordinada substantiva predicativa?
a) Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares
a) Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares
b) Sou favorável a que o aprovem.
c)Desejo-te isto: que sejas feliz.
d) O aluno que estuda consegue superar as dificuldades do vestibular.
d) O aluno que estuda consegue superar as dificuldades do vestibular.
e) Lembre-se de que tudo passa nesse
mundo.
5-Há no período uma oração
subordinada adjetiva:
a) Ele falou que compraria a casa.
b) Não fale alto, que ela pode ouvir.
c) Vamos embora, que o dia está amanhecendo.
d) Em time que ganha não se mexe.
e) Parece que a prova não está difícil.
a) Ele falou que compraria a casa.
b) Não fale alto, que ela pode ouvir.
c) Vamos embora, que o dia está amanhecendo.
d) Em time que ganha não se mexe.
e) Parece que a prova não está difícil.
6-Nos trechos: “… não é
impossível que a notícia da morte me deixasse alguma tranqüilidade,
alívio e um ou dois minutos de prazer” e “Digo-vos que as
lágrimas eram verdadeiras”. A palavra “que” está
introduzindo, respectivamente, orações:
a. subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva objetiva direta
b. subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva objetiva direta
c. subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva predicativa
d. subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva explicativa
e. subordinada adjetiva explicativa, subordinada substantiva predicativa
a. subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva objetiva direta
b. subordinada substantiva objetiva direta, subordinada substantiva objetiva direta
c. subordinada substantiva subjetiva, subordinada substantiva predicativa
d. subordinada substantiva completiva nominal, subordinada adjetiva explicativa
e. subordinada adjetiva explicativa, subordinada substantiva predicativa
7-Assinale a alternativa que apresenta
um período composto onde uma das orações é subordinada
adjetiva:
a. “… a nenhuma pedi ainda que me desse fé: pelo contrário, digo a todas como sou”.
b. “Todavia, eu a ninguém escondo os sentimentos que ainda há pouco mostrei.”
c. “… em toda a parte confesso que sou volúvel, inconstante e incapaz de amar três dias um mesmo objeto”.
d. “Mas entre nós há sempre uma grande diferença; vós enganais e eu desengano.”
e. “ - Está romântico!… está romântico… - exclamaram os três…”
a. “… a nenhuma pedi ainda que me desse fé: pelo contrário, digo a todas como sou”.
b. “Todavia, eu a ninguém escondo os sentimentos que ainda há pouco mostrei.”
c. “… em toda a parte confesso que sou volúvel, inconstante e incapaz de amar três dias um mesmo objeto”.
d. “Mas entre nós há sempre uma grande diferença; vós enganais e eu desengano.”
e. “ - Está romântico!… está romântico… - exclamaram os três…”
8-No período “Todos tinham
certeza de que seriam aprovados”, a oração destacada
é:
a) substantiva objetiva indireta
a) substantiva objetiva indireta
b) substantiva
completiva nominal
- substantiva apositivad) substantiva subjetiva
e) n.d.a
9-Marque a opção que contém oração
subordinada substantiva completiva nominal:
a. “Tanto eu como Pascoal tínhamos medo de que o patrão topasse Pedro Barqueiro nas ruas da cidade.”
b. “Era preciso que ninguém desconfiasse do nosso conluio para prendermos o Pedro Barqueiro.”
c. “Para encurtar a história, patrãozinho, achamos Pedro Barqueiro no rancho, que só tinha três divisões: a sala, o quarto dele e a cozinha.”
d. “Quando chegamos, Pedro estava no terreiro debulhando milho, que havia colhido em sua rocinha, ali perto.”
e. “Pascoal me fez um sinalzinho, eu dei a volta e entrei pela porta do fundo para agarrar o Barqueiro pelas costas.”
a. “Tanto eu como Pascoal tínhamos medo de que o patrão topasse Pedro Barqueiro nas ruas da cidade.”
b. “Era preciso que ninguém desconfiasse do nosso conluio para prendermos o Pedro Barqueiro.”
c. “Para encurtar a história, patrãozinho, achamos Pedro Barqueiro no rancho, que só tinha três divisões: a sala, o quarto dele e a cozinha.”
d. “Quando chegamos, Pedro estava no terreiro debulhando milho, que havia colhido em sua rocinha, ali perto.”
e. “Pascoal me fez um sinalzinho, eu dei a volta e entrei pela porta do fundo para agarrar o Barqueiro pelas costas.”
10-
As orações subordinadas substantivas possuem valor de um
substantivo e classificam-se de acordo com a função sintática que
exercem numa frase. Relacione as colunas abaixo de acordo com a
classificação de cada uma.
(1) Oração
Subordinada Substantiva Apositiva
(2) Oração
Subordinada Substantiva Objetiva Indireta
(3) Oração
Subordinada Substantiva Completiva Nominal
O item que possui a
seqüência correta é:
( ) Tinha
certeza de que ele me amava.
( ) Dei-lhe
um conselho: que não fosse embora.
( ) Lembrei-me
de que ele não presta.
O item que possui a
seqüência correta é:
a) 2
– 1 – 3
b) 1
– 2 – 3
c) 3
– 2 – 1
d) 2
– 3 – 1
e) 3 - 1 - 2
Capítulo III.
GABARITO :
1. B /2. B /3. E /4. A /5. D/6. A/ 7. B/. 8. B. / 9.A/ 10.E
1. B /2. B /3. E /4. A /5. D/6. A/ 7. B/. 8. B. / 9.A/ 10.E
Capítulo
IV.
Conclusão:
O
professor nos dias de hoje, tem muito material para trabalhar, mas
deve ser bem criterioso no material em que chega em suas mãos, seja
pela rede pública ou privada. Mas acima de tudo isto, deve a este
profissonal a ousadia, a dedicação e o talento em sempre estar a
disposição de melhorar o seu estilo de ensinar.
As
lições apresentadas sempre serão iguais em termos de método de
aplicação, mas nunca serão iguais quando o professor por
excelência aplica, pois sempre será lembrado por todos.
Bibliografia
Viana
de Moraes, Jorge :autor, Livro: Pedagogia & Comunicação, pag
.3, ano de publicação: 04/02/2009.
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